Roteiro 1: Ouro Preto, Mariana e Congonhas
Um roteiro prático e fácil de fazer, que inclui Ouro Preto – a cidade histórica mineira de maior destaque. Não bastasse isso, Ouro Preto está a apenas 90 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-356. E colada com outra cidade histórica fantástica, Mariana. O ideal é se hospedar em Ouro Preto e conhecer Mariana no esquema bate-volta – as cidades são vizinhas, estão a apenas 15 minutos uma da outra. Também dá para visitar Lavras Novas, um distrito de Ouro Preto a menos de 20 quilômetros da Praça Tiradentes, e que tem clima bucólico e romântico.
Cerca de 60 quilômetros, via MG 129, separam Ouro Preto de Congonhas, cidade histórica onde estão os profetas de Aleijadinho e que também é Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco. Se estiver de carro, saia depois do almoço de Ouro Preto, para chegar em Congonhas na metade da tarde.
Duas ou três horas são mais que suficientes para conhecer o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e o Museu de Congonhas, inaugurado em 2015. No fim do dia volte para Belo Horizonte, que está a 80 km de Congonhas.
Roteiro: BH / Ouro Preto / Mariana / Congonhas / BH
Quanto tempo: de 2 a 3 dias. Durma em Ouro Preto e parta de lá para conhecer Mariana e Congonhas.
Roteiro 2: Congonhas – Tiradentes – São João del Rei
Esse roteiro também é relativamente fácil e pode ser feito também em três dias. Tiradentes está a 190 km de Belo Horizonte. Como no roteiro anterior, a dica é se hospedar na cidade de Tiradentes, e visitar São João del-Rei no esquema vai e volta – a distância de uma cidade para outra é de apenas 10 km.
Já Congonhas está no caminho entre BH e Tiradentes. Uma dica para quem sai de BH é dar uma paradinha em Congonhas (a 80 km de BH), visitar o Santuário Bom Jesus do Matozinhos, aonde estão os profetas do Aleijadinho e depois seguir viagem até Tiradentes.
São João del-Rei
Reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para visitar São João del-Rei. O centro histórico da cidade é grande e merece pelo menos algumas horas de passeio.
Se ainda sobrar um tempinho, reserve uma manhã para visitar o vilarejo do Bichinho – a 8km de Tiradentes – para conhecer as simpáticas e coloridas lojas de artesanato mineiro e ainda de quebra almoçar em um dos vários restaurantes de comida mineira do local.
Roteiro: BH / Congonhas / Tiradentes / São João del-Rei / Bichinho / BH
Quanto tempo: de 2 a 3 dias. Durma em Tiradentes e parta de lá para conhecer São João del-Rei e Bichinho. Congonhas é parada estratégica no meio do caminho.
Roteiro 3: Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Congonhas, Tiradentes, São João del-Rei, Bichinho e Prados (7 dias)
Para quem tem mais tempo, pode mesclar os dois roteiros anteriores. Com uma semana é possível fazer um roteiro unindo todas as cidades acima. Comece pela cidade de Ouro Preto: reserve 2 dias para percorrer as ladeiras e conhecer as igrejas e museus, aproveitando para visitar Mariana no esquema bate-volta. No terceiro dia, aproveite para conhecer o distrito de Lavras Novas – que fica no caminho para Congonhas – e recarregue suas energias curtindo as cachoeiras desse simpático vilarejo aonde poderá pernoitar em uma das inúmeras pousadas do lugar. No quarto dia, rumo a Tiradentes, programe algumas horas para visitar a cidade de Congonhas – que fica no caminho. Em seguida vá então para Tiradentes, onde você pode se hospedar por mais três dias, aproveitando para conhecer São João del-Rei, Bichinho e Prados
Roteiro: BH / Ouro Preto / Mariana / Lavras Novas / Congonhas / Tiradentes / São João del-Rei / Bichinho / Prados / BH
Quanto tempo: de 7 a 10 dias. Durma em Ouro Preto, Lavras Novas e Tiradentes.
Amei as dicas, irei para Minas em Agosto, junto com minhas irmãs.
Estamos pensando em alugar um carro.